sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tema:Pequeno resumo sobre a igreja de Esmirna


A cidade de Esmirna ficava situada aproximadamente ao norte de Éfeso. Seu apelido era "Porta da Ásia" porque tinha uma excelente baía do mar Egeu. A igreja dessa cidade lutava contra duas forças hostis: " uma população judaica- que se opunha fortemente ao cristianismo e uma não judaica- que era leal a Roma e apoiava o culto ao imperador. Era um ambiente como este a perseguição e o sofrimento eram inevitáveis, mas dentro dessa passagem eu vejo:

1- Jesus apresentando esta carta como da mesma forma de uma carta básica vejamos:
  • destinatário= Ao anjo da igreja... escreve
  • identificação de Jesus, em sua Majestade= Estas coisas diz aquele
  • afirmação de conhecimento= Conheço as tuas obras
  • avaliação= Deu repreenções e elogios
  • promessa ou ameaça= Geralmente na forma verbal do futuro
  • promessa ao vencedor= Aquele que vencer
  • Exortação para os seus ouvintes= Quem tem ouvidos, ouça...
No verso 9, vemos que apesar de os cristãos serem pobres, provavelmente devido a um bocote econômico, eles eram ricos. A exposição dos judeus tornou a vida particularmente difícil para os cristãos ali.
Embora era seu título oficial, que fossem chamados " Congregação do Senhor", tinham se tornado hostis e infiéis tinham se tornado sinagoga de satanás!
No verso 10, Jesus afirma a igreja de Esmirna que permanecessem fiéis, devido as perseguições que deveria de acontecer contra eles. Devido as seitas, como disse acima, de dois núcleos de pessoas, eles tentariam impor infidelidade ao coração dos fiéis, para que negassem a Cristo, mas se permanecessem fiéis Jesus prometeu a coroa da vida eterna para eles.
Em Esmirna a deusa cibele é retratada em moedas de prata com uma coroa, seguindo o modelo das muralhas da cidade. Dizia-se que as construções no monte Pagos de esmirna se pareciam com uma coroa.
Com estas histórias, Jesus mostra que só ele tem uma "Coroa incorrupitível" para aqueles que forem fiéis, vejamos:
  • Coroa de Glória 1 Pe 5:2-4= será dada para os servos fiéis, que não amaram o lucro, domínio, serviram de boa mente, amor as coisas de Deus e pelas almas.
  • Coroa da vida Tg 1:12 e Ap 2:10= é para aqueles que morrem por amor do evangelho, que estiver com suas vidas consagradas ao ponto de estar preparados para serem mártir na causa de Cristo. A palavra mártir significa " Testemunha"
  • Coroa da Justiça 2 Tm 4:8= é para os que amam a vinda do Senhor Jesus Cristo e se preparam para ela
  • Coroa Incorrupitível 1 Co 9:25-27= é para os que vencem as coisa e a obra carne
  • Coroa de Alegria ou de Gozo= 1 Tess 2: 19-20; Jo 4:35-3
Creio que estaremos recebendo do Senhor Jesus as nossas recompensas, se permanecermo fiéis a Ele



Ass: Preletor PB Robson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2º Estudo Bíblico Sobre Casamento: 10 Áreas Críticas de um Casamento As regras para um bom casamento podem ser aprendidas, e a idade não ...